Linhas de pesquisa
1- Design Regenerativo: Educação, Sustentabilidade e Cultura
Pesquisas em que o Design se apresenta como método ferramental para contribuir com novas articulações entre indivíduos, cultura, sociedade e a natureza.
Pretende-se reconstruir relações de uso e viabilizar seus objetos mediadores em campos como educação, cultura e moda. Intenciona-se contribuir para uma sociedade mais responsável, ecológica e sustentável. Integrada a conceitos de ecologia profunda, regeneração e autopoieses.
Nesse sentido, a linha de pesquisa encontra-se profundamente ligada a área de concentração uma vez que se ocupa diretamente da concepção de ferramentas e conhecimentos para a melhoria da sociedade através do design.
2- Design, Tecnologia e Trabalho
Pesquisa em Design articuladas com diferentes áreas tecnologias, Ergonomia para o projeto de sistemas de trabalho e projetos de sistemas de informação.
Os trabalhos de interface do Design no campo da tecnologia contribuem para uma perspectiva mais humana, ajudando a trazer o ponto de vista dos usuários, suas questões práticas e elementos simbólicos e culturais.
Nesse sentido, também se inserem projetos que relacionam Design e Ergonomia em suas diferentes interfaces: projetos de sistemas de trabalho, produtos para grande público, desenvolvimento de ferramentas de trabalho; além de projetos voltados para saúde, inclusão e tecnologia assistiva.
O trabalho constitui uma parte significativa da vida das pessoas, sobre os quais desenvolvem habilidades e reconhecimento social.
A Ergonomia pode contribuir para melhorias das condições de trabalho visando torná-las mais respeitosas, seguras e inclusivas. Por fim, a concepção de tecnologias de informação que envolvem a atuação sob sistemas imateriais través da organização, tratamento e apresentação de informações.
Dessa forma contribuindo para o acesso de informações e conhecimentos para diferentes contextos da sociedade. A linha se articula com a área de concentração na medida que se volta para temáticas amplas de aplicação da tecnologia na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Passando pela ressignificação da informação, da tecnologia, da melhoria das condições de trabalho ou pelo desenvolvimento de tecnologias que contribuam na inclusão e reabilitação de pessoas nas dinâmicas de vida cotidiana.